quinta-feira, 24 de março de 2011

O tempo resolve

Conhecido pela sua capacidade resolver os problemas e, ao mesmo tempo, manter a serenidade, um empresário revelou seu modo de agir. Em sua mesa de trabalho existiam três gavetas e cada uma delas trazia uma indicação sobre a maneira de resolver os diferentes problemas. Na primeira gaveta, estava escrito:” RESOLVER EM TEMPO”; na segunda: “RESOLVER COM TEMPO” e, finalmente, na terceira, “O TEMPO RESOLVE”.

RESOLVER EM TEMPO. A maioria de nossos problemas exige uma ação imediata. A pessoa precisa arregaçar as mangas e ir à luta. Se as decisões são adiadas, o problema pode crescer ainda mais. A pessoa sofre, dorme mal e quase sempre imagina que o problema seja bem maior do que realmente é. É como o caso daquela senhora que tinha medo do dentista. Toda semana ela marcava um horário, que era desmarcado sempre na véspera. A cárie aumentava e o dente doía cada vez mais.

RESOLVER COM TEMPO. Há pessoas impulsivas, que preferem resolver o problema imediatamente, sem antes refletir sobre ele. Por isso, sempre o fazem de maneira equivocada. A sabedoria popular garante que, pelo menos algumas vezes, temos de “dormir sobre o problema”, ou seja, deixar par o dia seguinte, pensar mais sobre as consequências de determinadas decisões e até pedir a opinião de pessoas com mais experiência no assunto para ajudar-nos a resolvê-lo de forma correta. Muitas decisões apressadas não resolvem nada e, ao contrário, geram novos problemas. O tempo, muitas vezes, ilumina as decisões a serem tomadas.

O TEMPO RESOLVE. Mais uma vez, a sabedoria popular nos ajuda: “O que não tem remédio, remediado está”. Há situações com as quais precisamos aprender a conviver. Muitas delas só serão resolvidas com o passar do tempo. Enquanto a solução não chega, precisamos cultivar a paz dentro das circunstâncias existentes. É verdade que tudo o que ajuda a resolver um problema deve ser feito, mas nem sempre isso está ao nosso alcance, da forma como queremos e no prazo que queremos. Essa resolução depende só do tempo.

É preciso distinguir em qual das gavetas colocamos nossos problemas. O fruto pode ser colhido verde, antes da hora, como também pode apodrecer por não ser colhido na hora certa. E é preciso ainda dar tempo à árvore para ela frutificar.

Os romanos tinham uma divindade que chamavam de Occasio, isto é, Ocasião. Trata-se do momento certo, nem antes nem depois. Nem a pressa nem a excessiva demora ajudam. A solução costuma ser a errada quando isso não é observado.

E para os discípulos de Jesus, o conteúdo das três gavetas deve ser colocado em prece. Através da oração humilde e da invocação do Espírito Santo, devemos pedir luzes para tomar a solução certa ou esperar o momento oportuno.

Fonte: Do jeito certo: parábolas modernas sobre coisas antigas e novas / Itamar Vian, Aldo Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário